7 dicas sobre a higiene do seu pet

Estar perto dos nossos pets é maravilhoso! Estudos já apontam que esses companheiros reduzem os nossos níveis de estresse e nos estimulam física e mentalmente. Mas para isso, é importante saber da rotina de cuidados que você deve ter com ele, mantendo a higiene da casa e prevenindo sua família e o seu companheiro de quatro patas de diversas doenças.

Nós separamos alguns dos principais cuidados e listamos abaixo:

Higiene bucal

Assim como os humanos, os cães também podem desenvolver mau hálito, placas bacterianas, cáries e tártaro. É recomendável escovar os dentes do seu animal uma vez ao dia. Mas atenção: jamais utilize pasta dental para humanos! Existem produtos específicos que não precisam de enxágue e não fazem mal caso sejam ingeridos. Você pode usar uma escova de dentes comum ou dedais específicos, que facilitam o processo de limpeza bucal.

Escovar os pelos

Quem tem bichinho de estimação sabe que é muito comum o acúmulo de pelos em casa, o que é um prato cheio para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. A escovação é mais do que uma questão de estética para o seu companheiro: ela também ajuda na remoção de pelos e células mortas na pele, que podem se acumular e causar diversos problemas. Caso o animal tenha a pelagem longa e fina, é indicado passar uma escova adequada por todo o corpo uma vez por dia. Isso impede a formação de nós, que também podem causar infecções na derme do seu animal. Lembre-se de separar uma escova que deverá ser utilizada apenas para ele.

Banhos

A periodicidade do banho depende muito da raça, frequência de passeio, local de passeio, comprimento e quantidade de pelos. Banhos muito frequentes também podem ser um problema. Se a oleosidade natural da pele do animal for retirada excessivamente, é possível que ele desenvolva alguma alergia. A secagem inadequada também pode causar doenças, pois a umidade na pele do animal favorece a proliferação de fungos. Mas tome cuidado para não causar queimaduras com o secador!

Ouvidos e olhos

A presença de ceras nos ouvidos dos cachorros é natural. Inclusive, a cera age como protetor da região. Mas fique atento: caso a coloração da cera esteja muito escura ou com mau odor, é importante procurar um médico veterinário e garantir que não existe nenhuma inflamação ou infecção no local. Por ser uma região extremamente sensível, é importante fazer a limpeza com cuidado e delicadeza. Ela deve sempre ser limitada à área externa do ouvido. Jamais utilize cotonetes ou outros materiais para fazer a limpeza de ouvido do seu cãozinho. Já os olhos, podem ser limpos com um pedaço limpo de algodão umedecido em soro fisiológico. Algumas raças produzem maior quantidade de secreção, portanto, a frequência na limpeza também varia de animal para animal.

Unhas

As unhas compridas, além de acumularem sujeira, também podem machucar o animal, fazendo com que ele crie pequenas lesões na pele ao se coçar. O corte das unhas deve sempre ser feito com um cortador específico para unhas de cachorro. Esse equipamento, que pode ser facilmente encontrado em um pet shop, facilita o corte e garante maior proteção. Lembre-se de não cortar as unhas muito curtas, para não causar nenhuma lesão na pata do animal.

Local das necessidades fisiológicas

Muitas vezes o cachorro passa pelo local onde faz as necessidades fisiológicas e logo sobe na cama ou no sofá. Busque reservar um local arejado da casa e que possa ser lavado com frequência para ele. Os tapetes higiênicos são uma excelente solução para quem quer praticidade, mora em apartamento ou não pode lavar o local todos os dias. Basta colocá-lo no local onde seu cãozinho costuma defecar e urinar. Por ter um alto poder de absorção, o tapete higiênico impede que o animal pise na própria urina e acabe levando sujeira para as outras partes da casa. Além disso, basta trocá-lo regularmente para ter um local sempre limpo.

Caminhas e Almofadas

Opte pelos modelos laváveis. Também é possível cobrir o local onde seu pet costuma dormir com um pano, que deve ser lavado separadamente e com frequência. Esse local costuma ficar com pêlos e sujeira, que favorecem a proliferação de microorganismos e trazem problemas de saúde para o seu cão e para a sua família.

Com o cuidado certo e muito carinho, é possível aproveitar a companhia do seu cão, sem deixar de lado a higiene e a saúde da sua família.